Segundo estudos, pessoas sedentárias que começam a fazer atividade física durante 15 minutos por dia podem reduzir o risco de morte em 14% e aumentar a sua expectativa de vida em três anos. Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.
Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Confira abaixo alguns dos benefícios que essa prática pode trazer para sua vida e movimente-se:
1- Melhora da circulação
Quando praticamos o exercício, o fluxo do sangue aumenta e faz com que os vasos sanguíneos se expandam e diminuam a pressão. Mas não só a circulação recebe benefícios, as válvulas do coração trabalham mais e fazem com que a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo melhorem drasticamente.
2- Combate a osteoporose
Um dos benefícios de caminhar diariamente é fortalecer seus ossos e aumentar sua densidade, o que faz com que você evite doenças como essa.
3- Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.
4- Deixa o cérebro mais ativo
Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.
5- Mantém o peso
Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim, ser eficiente para a perda de peso.
6- Previne infartos
A atividade também ajuda a fortalecer o coração, já que melhora a circulação sanguínea e trabalha grande parte dos músculos do corpo, evitando que complicações cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM) aconteçam.
Ao pensarmos na prática geral e não relacionada à performance esportiva, não há contraindicações em praticar alongamentos curtos e sem insistência além dos limites individuais. Em geral, os alongamentos não passam dos 20 segundos nas rotinas de aquecimento. O importante é contar com o bom senso e consultar um educador físico. E lembre-se: hidratação é primordial, esteja sempre com sua garrafinha de água em mãos.
Depois de todas essas dicas e informações não tem desculpas, vamos lá colocar um tênis e buscar bem-estar e saúde para nosso corpo!