Leia esse artigo até o final se você quiser descobrir algumas doenças cardiovasculares que afetam a população brasileira.
No Brasil existem aproximadamente 14 milhões de pessoas que apresentam doenças cardiovasculares, sendo cerca 400 mil que morrem por ano por suas complicações. Isso corresponde a 30% de todas as mortes no país!
O brasileiro precisa aprender a cuidar melhor da saúde do coração para ter uma vida plena. Pensando nisso listamos algumas doenças cardiovasculares que são mais comuns por aqui.
Doença coronariana
Também conhecida como DAC, a doença isquêmica arterial coronariana ocorre como resultado da obstrução das artérias coronárias do paciente, em geral, por pequenas placas de gordura que se acumulam e se depositam em seu interior .
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, é uma doença crônica que afeta 25% da população brasileira e está associada à gênese dos demais problemas de saúde cardíacos. É uma doença silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas específicos. Por isso o diagnóstico deve ser feito com a medição frequente dos níveis de pressão arterial.
Doença cerebrovascular
O AVC isquêmico é o tipo mais comum e ocorre como consequência de uma obstrução ou redução brusca do fluxo de sangue em uma artéria cerebral que acarreta um déficit de circulação no território vascular.
Cardiopatia congênita
A Cardiopatia Congênita é definida como uma anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê.
Sintomas de doenças cardiovasculares:
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Desmaios;
- Tontura;
- Suor frio;
- Cansaço crônico;
- Enjoo;
- Dor de cabeça;
- Dor no pescoço;
- Ferimentos na gengiva;
- Entre outros.
Fique atento aos sinais de problemas cardiovasculares e agende uma consulta na PrimeCardio.
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais.