Se você sofreu alguma lesão, possui alguma doença, deficiência ou idade que limitou a sua mobilidade, saiba que ainda existem muitos exercícios que são capazes de combater o estresse e a ansiedade, aliviar a depressão, elevar o humor e, principalmente, aumentar sua expectativa de vida. Vamos a alguns exemplos que podem te ajudar com a mobilidade limitada:
Exercícios cardiovasculares
São exemplos de exercícios cardiovasculares: corrida, dança, tênis, basquete, hidroginástica, etc. Ou seja, eles são importantes para aumentar a frequência cardíaca e a resistência.
Pessoas com dificuldade de locomoção têm facilidade em praticar exercícios dentro da água, pois é possível obter maior apoio do corpo e menor risco de desconforto tanto muscular quanto articular. Esses exercícios podem ser praticados por cadeirantes.
Exercícios de força
Eles ajudam a construir massa muscular e óssea, além de melhorar o equilíbrio e prevenir quedas. São realizados através de pesos, caso a mobilidade seja nas pernas o indivíduo treina a parte superior do corpo, do mesmo modo que se a mobilidade estiver na parte de cima do corpo, o mesmo deverá treinar a parte de baixo, como as pernas.
Exercícios de Flexibilidade
Para quem possui mobilidade nas pernas, por exemplo. Esses exercícios ajudam a prevenir lesões, diminuir a dor e a rigidez, além de melhorar os movimentos, retardando a atrofia muscular.
São exemplos de exercícios de Flexibilidade: Alongamentos e Ioga.
Não importa sua idade, condição física ou situação limitada. Ou seja, praticar exercícios é uma maneira que vai te ajudar a superar os seus problemas de mobilidade e ganhar recompensas mentais, emocionais e físicas.
Opte por exercícios que se sente mais confortável em praticá-los, sempre respeitando a frequência e intensidade do seu corpo, isso trará bons resultados em relação a problemas com mobilidade limitada. Em suma, é importante antes de começar uma rotina de exercícios, ir a uma consulta médica e se informar sobre o seu caso. Cuide-se.