Leia esse artigo até o final para saber como a depressão pode afetar o seu coração.
Estamos em Setembro Amarelo, um mês importante para falar sobre a relação da saúde mental com a saúde física.
A depressão pode afetar seriamente a saúde mental e física de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta sem esperança e extremamente desmotivada, cansada, o que posteriormente leva ao aumento da ansiedade e da insônia, do ganho de peso e do aumento da taxa de mortalidade.
O tratamento da depressão, ou de transtornos psicológicos que deixem a pessoa na fase depressiva, protege efetivamente as pessoas contra o desenvolvimento de complicações cardiovasculares.
E isso não se aplica apenas a adultos, mas também a crianças que sofrem de problemas semelhantes em uma idade ainda mais precoce, devido a algum trauma emocional, como bullying, perda dos pais, agressão sexual, etc.
As opções de tratamento para doenças cardíacas incluem mudanças no estilo de vida, o que também significa cuidar da saúde mental.
Dietas, exames e exercícios fazem bem, ajudam a pressão arterial e o colesterol, mas o estresse ocasionado pela depressão pode ser extremamente prejudicial para o coração. Por isso, é imprescindível o acompanhamento psicológico profissional.
Todas essas coisas, combinadas com uma boa psicoterapia, ajudam a diminuir os riscos futuros de doenças cardiovasculares ocasionadas pela depressão, evitando até ataques cardíacos e derrames.
Está esperando o que para começar a cuidar melhor da sua saúde mental? O seu coração precisa desse apoio.
Se você gostou desse texto, compartilhe nas redes sociais e ajude a salvar vidas.