Está com medo de ter um ataque cardíaco e não identificar? Leia esse texto até o final e nunca mais se sinta ansioso a respeito do assunto.
Ao contrário do que se pensa, dores no peito não são o único indicativo de que existe algo errado com o coração. Geralmente a associamos ao ataque cardíaco, ignorando que ela pode estar associada a uma alta carga de ansiedade, adrenalina, ou até mesmo a um ataque de pânico.
Mas é preciso ficar atento, cerca de 17 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Muitas mortes poderiam ser evitadas com cuidados preventivos e noção dos sintomas de um ataque cardíaco. A prevenção e o tratamento adequado das doenças cardiovasculares podem reverter graves situações e salvar a sua vida!
Aprenda a identificar os fatores de risco relacionados a um ataque cardíaco e os principais sintomas:
Dor no peito:
Não é uma dor comum, é como se uma pressão muito forte tomasse conta do seu tórax. Este aperto acontece em direção ao centro ou um pouquinho para a esquerda, bem no sentido do coração.
Vertigens
Se sentir perdendo a consciência de forma momentânea ou permanente, é um grande sinal de que pode ter algo errado com seu coração. Em geral, isso é resultado de um quadro prévio de arritmia ou de mudanças súbitas no funcionamento do ciclo cardíaco.
Perda de apetite e enjoos
Uma pessoa prestes a sofrer um ataque cardíaco apresenta forte sensação de enjoo, além de perder completamente a vontade de comer. Os vômitos acontecem antes e durante o ataque.
Falta de ar
Um ataque cardíaco pode colapsar o pulmão da pessoa, portanto, a falta de ar é um sintoma frequente. Além disso, a parada cardiorrespiratória é quando o coração não consegue mais bombear sangue e oxigênio para o corpo.
Dor no braço
O sinal mais comum entre homens, quando a dor no peito irradia para os braços, cotovelos e ombros. Além disso, essas dores também podem ter reflexo no abdômen e pescoço. Isso se deve ao fato dos sinais nervosos receberem grande tensão, gerando uma dor que pode ser contínua ou intermitente.
Dor no estômago
As dores no estômago são mais comuns em mulheres, começam com uma simples queimação e passam a se tornar extremamente dolorosas.
Agora que você já conhece alguns sinais de um ataque cardíaco, não descuide da saúde cardiovascular. Agende uma consulta na PrimeCardio, temos os melhores especialistas para te ajudar!
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais.